quarta-feira, 6 de outubro de 2010

VIVER E SERVIR !

Ao nascer recebemos o dom da vida. Outros dons descobrimos ao longo da existencia através do convivio familiar e social.
Recebemos talentos artisticos, esportivos, espirituais ou cientificos graciosamente ou através de muito esforço e inteligencia.
Ao colocar nossos talentos a serviço do proximo exercemos trabalho que é socialmente retribuido em dinheiro e de diferentes outras formas.
É louvavel quando se está atarefado em prol do outro dispendendo tempo, esforço, inteligencia e saber.
Para quem está envolvido em nobres tarefas, se faltar o dinheiro, outros valores chegarão as suas mãos e a sua vida em forma de recompensa. Dinheiro é apenas uma das formas de remuneração e de recompensa.
Assim, acredito, funcionam as leis naturais da vida.
O egoismo e a ambição desmedida, são os males sociais que destroem essa relação virtuosa do dar e receber. Do saber e o conhecimento a serviço do proximo.
É necessario que períodicamente façamos uma pausa para reflexão: O meu trabalho, o meu viver, meu saber e minhas atitudes servem ao proximo ou é uma relação ávara do dinheiro pelo dinheiro ?!

4 comentários:

Heleny Campoy disse...

Para a maioria das pessoas, auxiliar alguém restringe-se a dar dinheiro. As que não o tem, escusam-se. Entretanto podemos fazer pelo outro pequenos gestos: sorrir, dizer bom dia, doar uma roupa que não usamos mais. Uma ajuda em um problema. Enfim, as formas de ajudar são infinitas... Nosso coração 'que tem sido finito demais...

O texto faz pensar em quem somos e como nos comportamos como seres humanos.

PATRICIA MARIA MENDONCA CRP 06/27013 disse...

A relação do homem com o trabalho e o dinheiro está mesmo deteriorada. Acredito na divisão de saberes, de conhecimento. Acredito também no carinho e na gentileza e nestes dois últimos vc é mestre!

Luiza Mara disse...

O dinheiro hoje esta tomando o lugar de valores que vem se perdendo pelo caminho, é triste ver pessoas se deteriorarem por interesse, se venderem...
Eu sou uma otimista, e acredito que nós ainda veremos um mundo onde dinheiro será apenas dinheiro, e não a mola que move o mundo.

Beijo em seu coração meu Anjo.

Hélia Barbosa disse...

Olá, meu querido!

Uma bela reflexão, que só poderia vir de alguém com um coração lindo feito o seu...

Espero que volte a atualizar o blog!

Beijos!!